Verdade seja dita, não conheço ninguém que tenha saído de casa um dia e dito: “hoje eu quero encontrar um cachorro na rua para resgatar”
E não foi assim quando nós resgatamos o carrapicho de moto na beira da estrada e colocamos eles dentro da mochila, sem ter ideia do que fazer depois.
Geralmente quando a oportunidade de salvarmos um animalzinho aparece, nós não estamos preparados.
Por isso, pedimos para a nossa amiga Jordana de Labert, uma das líderes do projeto Proteção Animal da Cidade de Arapiraca/AL (no instagram @protetorasarapiraca), responsável por diversos resgates e reabilitação de abandonados, compartilhar com a gente as 5 coisas que você tem que fazer caso resgate um animalzinho.
Dica 1 – Resgate e não espere pelos outros
Se o animal que precisa de ajuda cruzou o seu caminho, cabe a você fazer o possível para ajudá-lo de alguma forma.
Lógico que a gente entende que existem situações e situações, mas fazer a sua parte vai muito além de enviar uma foto do animal para alguma ONG ou protetora que você conhece, afinal, quem trabalha em prol da causa animal geralmente está sempre vivendo no limite dos custos e também com superlotação de animais resgatado
Dica 2 – Levar ao veterinário para uma avaliação inicial
Principalmente se você tiver outros animais de estimação em casa. Uma avaliação inicial pode ajudar a identificar eventuais doenças contagiosas o animal resgatado e dessa maneira, o veterinário vai te orientar sobre como agir.
Dica 3 – Arranjar um local seguro para deixá-lo até conseguir adoção
Caso você tenha mais animais em casa, o ideal é deixar o resgatado em isolamento, principalmente nos primeiros 15 dias ou quanto tempo o seu veterinário orientar.
Se não tiver espaço em casa, poste nos stories do instagram ou peça para algum amigo ou familiar hospedar ele até a adoção.
Dica 4 – Se tiver alguma doença grave, iniciar uma campanha para custear o tratamento e as despesas médicas
Existem diversas maneiras de fazer uma campanha para ajudar com esse tipo de despesa, algumas são: rifas, vaquinhas online e até mesmo vaquinhas no boca a boca mesmo, entre outras.
Assim como nós aqui da Cusca já apoiamos diversas rifas por aí e sempre que pudemos disponibilizamos produtos para serem rifados, existem muitas empresas e pessoas dispostas a ajudar a causa animal.
5 dicas – Vermifugar e se possível vacinar
Última dica, mas não menos importante. Esses procedimentos podem ajudar a garantir uma vida longa e saudável para o animalzinho que você acabou de resgatar.